Círculo de Fogo

circulo-de-fogoDaileon, Gundam, Optimus Prime, Megazord entre outros, quem passou a infância nos anos 80 e 90 e era meio nerdão certamente nutria grande fascínio por monstros e robôs gigantes. Muito populares na cultura japonesa, mas também infiltrados na cultura ocidental em alguns casos de sucesso, o enredo básico envolvia um monstro gigante (ou um monstro que se tornava gigante em dado momento da narrativa) e um (ou mais) herói que comandava um robô igualmente gigante para aniquilar o inimigo.

Círculo de Fogo não busca reinventar o gênero, nem adicionar profundidade à trama: é um filme que, por ser mais bem feito que os antigos tokukatsus que víamos quando crianças (e que eram perfeitamente satisfatórias para a nossa mentalidade da época) passa pelo crivo do nosso senso estético e percepção de realidade exigentes que adquirimos ao longo dos anos. Se um robô de papelão parecia algo aceitável para uma criança de 7 anos, o adulto que essa criança se tornou já não se contentará com pouco, e neste ponto o filme se sai bem.

A comparação com Neon Genesis Evangelion é oportuna e inevitável, já que naquela história também havia a ameaça de monstros gigantes (os Angels) que eram combatidos pelos robôs (EVAs) controlados por humanos por meio de uma conexão neurológica. Se fôssemos comparar ponto a ponto acharíamos muitas outras semelhanças, mas acho que já deu pra entender. A diferença principal é a carga dramática contida em Evangelion, que, por dispor de mais tempo, explora com sucesso a vida miserável de cada uma das crianças que pilotam os EVAs, enquanto em Círculo de Fogo não há muito o que explorar em pouco mais de duas horas de projeção.

Gostei demais do filme, recomendo aos amigos com histórico de nerdice na infância, e agora dá licença que eu vou lá ver O Pirata do Espaço.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: