Game of Thrones (3ª temporada)

game-of-thrones-3A terceira temporada de Game of Thrones manteve o alto nível das temporadas anteriores, mas o fato de se basear no livro mais extenso da série até o momento prejudicou de algumas formas sua adaptação para a TV. O clímax da temporada, por exemplo, ocorreu no penúltimo episódio, e admito que fiquei decepcionado ao esperar pelo resto dos acontecimentos no último episódio e me deparar com um season finale xoxo, deixando muito a desejar se comparado ao final da primeira e segunda temporadas.

Claro que os acontecimentos narrados no livro já devem ser desconsiderados, não por não terem seu equivalente fidedigno na série, mas por não representarem mais a métrica narrativa concebida originalmente por George R. R. Martin. Se na segunda temporada alguns acontecimentos já haviam sido suprimidos para serem introduzidos apenas na terceira (como Jojen e Meera Reed, por exemplo), a quantidade de acontecimentos do terceiro livro que simplesmente não couberam em seu equivalente televisivo surpreende. A quarta temporada deverá começar com diversos socos no estômago do espectador, já que trará grande parte dos acontecimentos que compunham o clímax do terceiro livro, além do tão comentado nas redes sociais Casamento Vermelho.

Por mais que eu não goste do arco envolvendo as Ilhas de Ferro, senti falta de sua presença nesta temporada. Só foram lembrados no último episódio, até porque não poderiam ficar esquecidos, já que Balon Greyjoy faz parte de um momento chave da história. Ainda me sinto um pouco dividido com relação à atenção dada à tortura sofrida por Theon, causada por Ramsay Bolton. No livro, Theon é completamente esquecido, até que ressurge sob nova identidade após a lavagem cerebral que a tortura lhe causou. Já na série, acompanhamos cada etapa do processo.

Outra coisa que me incomoda na série de TV é a cota de nudez. Tudo bem, em alguns casos ela ajuda, de fato, a compor as cenas, mas em pelo menos metade das vezes a nudez é gratuita, servindo apenas para distrair o público depois de algumas cenas mais “monótonas”.

Sobre a história e as mudanças ocorridas, achei o resultado muito bom. Já faz algum tempo que li o livro em questão, então nem senti muita falta de alguns detalhes que certamente foram suprimidos. A única alteração que me causa preocupação foi a utilização de Gendry (bastardo do rei Robert) para as magias de Melisandre, ao invés de Edric, outro bastardo do rei. Por mais que ambos tenham permanecido vivos, nos livros Gendry torna-se ferreiro dos Irmãos sem Bandeiras.

Outra mudança que me preocupava, mas aparentemente foi bem útil para retirar um pouco da complexidade da trama, foi a inclusão de uma estrangeira como esposa de Robb Stark, ao invés de uma nobre de uma casa vassala dos Lannister. Isso retirou a necessidade de explicar grande parte da armação por trás do casamento que resultou nos acontecimentos vistos no episódio 9.

No arco da Muralha, os acontecimentos foram muito fiéis ao livro, tudo muito bem executado, algo realmente prazeroso de assistir. Creio que, até o momento, seja a parte da história com menos intervenções.

Em Porto Real, os atores precisam de atuações um tanto forçadas para conseguir expressar todo o cinismo e falsidade que, nos livros, ficam nas entrelinhas. Isso prejudica um pouco a experiência, como na relação conturbada entre Cersei e Margaery, ou no desprezo que todos no conselho sentem pelo rei Joffrey e suas atitudes infantis. Na adaptação para a TV, toda a sutileza desaparece.

Do outro lado do Mar Estreito, Danaerys começa a formar um grande exército, mas também vê grande parte dos acontecimentos do livro serem suprimidos para dar lugar a uma trama muito mais simples, muito aquém dos feitos gloriosos que conquista na obra original. Uma adaptação necessária, sem dúvida, mas que deixa um gosto amargo na garganta.

Minhas perspectivas para a quarta temporada são das melhores. Creio que ela servirá para trazer todos os acontecimentos da série até o ponto em que o terceiro livro acaba, visto que ainda falta MUITA coisa, como por exemplo: o casamento de Joffrey e todas as consequências daquele episódio, a batalha na Muralha, a viagem de Arya, os acontecimentos nas Ilhas de Ferro…

Torço para que saibam o que estão fazendo.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: