God Bless America

god-bless-americaPor recomendação do Bruno Aleixo vimos esta comédia que tem suas semelhanças com Um Dia de Fúria, mas adotando um tom mais satírico e sem se preocupar muito com a verosimilhança da porra toda.

God Bless America narra a vida de Frank, um cara de meia idade emputecido com a futilidade das pessoas ao seu redor, viciadas em programas de TV cada vez mais sensacionalistas e absurdos, que só conversam sobre esses programas, ridicularizam seus semelhantes e coisas do gênero. Após perder o emprego e descobrir estar com um tumor no cérebro, resolve matar uma celebridade teen irritante e se matar em seguida, mas Roxy, uma colegial que compartilha de sua ira, o convence a continuarem com o banho de sangue.

Por mais que funcione bem como crítica à sociedade, o filme é um pouco contraditório ao protestar contra a violência e sensacionalismo (entre outras coisas) com mais violência e sensacionalismo, além de deixar bem claro que não existe consenso entre as pessoas que se identificam com os protagonistas, pois até Frank e Roxy divergem o tempo todo sobre quem deveriam matar em seguida. A menina chega a ser irritante, propondo matar até “pessoas que fazem high-five” e “mulheres adultas que chamam os próprios seios de meninas“. Um filme com a moça atuando sozinha provavelmente seria o maior genocídio já filmado.

Críticas à parte, gostei bastante do filme e me identifiquei, até certo ponto, com a motivação dos personagens. Não acho que a TV seja culpada pela idiotização das massas. Elas só se aproveitam de uma característica da própria raça humana, que sempre viu mais graça em falar da vida dos outros, fofocar, conversar sobre trivialidades e rir de coisas bobas.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: