O Golpista do Ano

o-golpista-do-anoDevido ao título original deste filme, I love you Phillip Morris, sempre o confundo com o filme Obrigado por Fumar, já que Philip Morris  (com um L só) é uma das, senão a maior indústria de tabaco do mundo.

Desfeito o mal entendido que perturbava minha mente, vamos ao filme: trata-se de uma comédia sobre um homem casado e infeliz (Jim Carrey) que, em certo momento de sua vida resolve sair do armário e larga esposa e filha para viver sua vida com outro homem (Rodrigo Santoro), provavelmente na Califórnia, sinceramente não lembro. Aparentemente, depois de ter assumido sua homossexualidade, e de forma praticamente automática, o cara passou a adotar o “fabulous” way of life, mas como seu emprego não garantia fundos (sem trocadilho – esta piada foi um oferecimento de Casseta & Planeta) para manter o alto padrão de vida, nosso bravo protagonista apela para pequenos golpes que acabam levando-o para o xadrez. Lá, ele conhece quem viria a ser o amor de sua vida, o tal Phillip Morris (Ewan McGregor) e ao saírem da cadeia o nosso Golpista do Ano (conforme o patético título brasileiro) heroicamente livra a cara de seu amado e vão viver juntos, até que o próximo golpe os separe, e assim sussessivamente.

O filme é engraçado, mas acho que, em alguns momentos, presta um desserviço aos gays ao apelar para velhos clichês, como o de “bichas consumistas” e de gays morrendo de AIDS. O maior mérito desta comédia é não ter medo de mostrar uma relação entre dois homens como algo normal, o que rende alguns momentos que poderiam ser um velho clichê se retratados com um casal hétero, mas aparecendo na tela encarnado por dois homens torna-se, de certa forma, uma novidade.

Para finalizar, preciso deixar registrada a manobra idiota da distribuidora do filme no Brasil para angariar mais espectadores ao colocar o Rodrigo Santoro na capa do filme e posteres, atribuindo ao ator brasileiro certo protagonismo num filme onde não chega a isso tudo. A imagem pode ser vista AQUI.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: