O Abrigo

o-abrigoSem estreia nos cinemas brasileiros (com exceção de festivais), O Abrigo foi aclamado mundialmente, mas pelo jeito não deve ter sido considerado bom o bastante pela Sony do Brasil, que o lançou comercialmente direto para home video. Era um filme que eu aguardava com certa ansiedade para conferir nos cinemas, mas já que esta oportunidade foi usurpada de minha pessoa, usurpo da distribuidora meus pilas, baixando o filme via torrent, só pra variar um pouco.

Trata-se de um ótimo filme que lida com a esquizofrenia, através de seu personagem principal, um pai de família, Curtis (Michael Shannon), disposto a endividar-se e fazer certos sacrifícios pessoais para construir um abrigo subterrâneo para uma catástrofe que ele vem pressentindo.

Deixando claro do início ao fim que suas visões de tempestade são apenas sonhos ou alucinações, o filme desenvolve a loucura de Curtis e sua busca solitária por ajuda médica, sem que sua família e amigos saibam pelo que está passando, apesar de notarem sua abrupta mudança de comportamento. Ao encontrar-se endividado, desempregado e com o casamento por um fio, a sanidade do protagonista é confrontada com os fatos que atestam sua loucura.

O final do filme é interessante, e aqui insiro um grandioso SPOILER ALERT, não venha reclamar depois: numa visão simplista pode-se considerar que Curtis não é louco coisa nenhuma, afinal, ele previu que a tempestade viria, mas se isso for verdade, isso significa que as visões que ele teve com seus amigos e sua própria esposa atacando-o ainda irão se concretizar? E se, por acaso, ele nunca foi àquela praia com a família mas, em sua loucura, está tendo aquela alucinação preso a uma cama numa clínica psiquiátrica para continuar acreditando estar certo? Acho que a cena final, na praia, tem um clima muito onírico para ser real. Por que eles estavam sozinhos naquela praia? Não havia nem mesmo outras casas lá perto.

(FIM DOS SPOILERS)

Enfim, não vejo como uma dessas alternativas pode ser a certa, apenas não acho que exista alternativa errada, como em A Origem.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: