Os Sonhadores

(Filme visto há vários meses, então serei breve nos comentários)

Os Sonhadores apresenta a história de um estudante americano em intercâmbio em Paris nos anos 60 e o envolvimento dele com um casal de irmãos gêmeos que o acolhem como “parte da família”, o que não os impede de explorar a sexualidade entre eles. Repleto de referências a outras obras de arte, cinematográficas ou não, o filme soa como uma homenagem do diretor, Bernardo Bertolucci, a artistas anteriores a ele, brincando com a forma como seus personagens se referem às obras, imitam cenas de filmes e constantemente competem entre si para testar os conhecimentos uns dos outros, num jogo de perguntas e respostas que envolve o espectador e o faz querer participar, também, da brincadeira.

O ambiente libertário em que os personagens se encontram é propício para que estes desenvolvam um gosto pelos protestos em andamento na França no período (maio de 1968), e aí entra o aparentemente único ponto de divergência entre o americano e os irmãos, sendo o primeiro contra as manifestações, e os últimos a favor, chegando a participar dos confrontos ao final do filme.

Como é comum em filmes europeus, a nudez é tratada com imensa naturalidade. Ao contrário de filmes mais “artísticos” feitos nos EUA, não só o corpo feminino é explorado pelas câmeras, mas também o masculino, ambos em sua totalidade, e tudo soa orgânico, nada forçado.

Os Sonhadores é uma bela história de amor a três. Amor entre eles, e amor deles pelas artes e pelo conhecimento.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: