Um Método Perigoso

Já estava ciente do clima morno que envolveu esse lançamento há bastante tempo, mas mesmo assim fui ao cinema com a Sarah conferir o novo filme de David Cronenberg, em sua terceira parceria com Viggo Mortensen. Como deve ser de conhecimento geral, o filme narra os primórdios da psicanálise, num momento em que Freud (Mortensen) já possuía resultados bem avançados em suas pesquisas, mas começava a ceder espaço a novos nomes que pudessem dar prosseguimento aos seus estudos, que é onde entra Jung (Michael Fassbender), um jovem médico que começa a aplicar o método de terapia através da conversa com uma paciente russa (Keira Knightley) recentemente internada na instituição em que trabalha.

Até eu, em minha leiguice, fui capaz de identificar vários defeitos no filme, entre os quais a superficialidade de vários diálogos, a obviedade de alguns takes (como quando Freud guarda todas as cartas e um retrato de Jung em uma caixa e fecha-a no momento em que ambos rompem a amizade) e, principalmente a unidimensionalidade de todos os personagens.

Um ponto que me fez perder toda a fé no filme foi o aparecimento de Otto Gross (Vincent Cassel), um psicanalista meio controverso, que é internado pelo pai para ser tratado por Jung. Nos cerca de 10 minutos em que aparece na tela, sua presença serve apenas como um catalisador para os instintos sexuais de Jung para com sua paciente, uma mera voz na consciência que o permite ceder à tentação. Da mesma forma como entrou na projeção, Cassel sai dela, de repente, ao terminar de fornicar com uma mulher no jardim da instituição, agradecer e pular o muro para a liberdade.

Raso como um pires, Um Método Perigoso é um filme que, se nao pode ser considerado um fiasco completo, é algo muito próximo disso.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: