Distrito 9

Vi ano passado este filme que foi, em 2009, uma das maiores surpresas do cinema. Dirigido por um sul-africano estreante em longa-metragens, mas apadrinhado por ninguém menos que Peter Jackson, o filme acabou superando as expectativas ao misturar ficção científica com uma dose de crítica social. Outra coisa que chama a atenção é o fato do filme se passar em Johanesburgo, no país do diretor, ao invés das manjadas megalópoles americanas, já tradicionais palcos para filmes do gênero.

O filme, em tom de documentário, apresenta uma civilização de alienígenas vivendo no Distrito 9 que dá título ao longa, já há mais de duas décadas, mas o clima hostil que se acentuava entre humanos e aliens acaba fazendo com que o governo acione uma empresa para efetuar a retirada daqueles seres para o novo Distrito 10, mais afastado da cidade. Chefiando a missão está o protagonista, Wickus van der Merwe, que logo no início entra em contato com uma substância que começa a fazer efeito em seu corpo, transformando-o lentamente, a começar por seu braço, em um dos alienígenas.

A crítica social do filme é óbvia o bastante para não se fazer necessária uma abordagem mais profunda neste espaço, mas um caso específico que aconteceu recentemente no Brasil demanda uma outra comparação que, na época, se limitava ao apartheid vivido naquele país. No mês passado, decretada a reintegração de posse da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, o governo do estado de SP, por meio da Polícia Militar, tomou atitude semelhante à dos “vilões” deste filme, destituindo de seus lares milhares de famílias que ali viviam há quase uma década. O mais vergonhoso da situação é uma mega-operação de um governo estadual, com gastos milionários (públicos) visando beneficiar apenas uma pessoa: um especulador financeiro acusado de alguns crimes, entre eles ser o principal responsável pela quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Naji Nahas.

(IMDb)

 

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Distrito 9

  1. Egon 15/02/2012 às 16:26 Reply

    opa, esse eu vi no cinema. Fui com uns amigos, pedimos McDonalds pra viagem e comemos dentro do cinema haha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: