Primer

Outro filme visto no ano passado e que, só agora, estou escrevendo a respeito. Primer parece um filme feito por engenheiros, dado o seu perfeccionismo nos detalhes técnicos e na preocupação com a verossimilhança da história, mas isso resulta em um ponto negativo bem óbvio: o resultado final é difícil demais de entender.

Tudo bem, não dá pra encarar unicamente como algo negativo essa preocupação do realizador do filme, Shane Carruth, em desenvolver uma trama complicada, mas acho que é possível para um filme tratar do tema de viagem no tempo de uma forma realista (certo, “realista”, entre aspas) sem parecer que foi feito para ser exibido no LXVII Encontro Anual de Físicos Quânticos.

Dito isto, esclareço que, para entender melhor o filme, recorri à internet em sua eterna sabedoria e pude tirar muitas dúvidas, mesmo ainda não tendo conhecimento pleno do que assisti. A história é sobre quatro amigos que, como segundo trabalho, têm uma empresa onde desenvolvem produtos visando lucrar com a venda da patente. Certo dia, um deles desenvolve acidentalmente uma máquina capaz de fazer viagens no tempo, e compartilha a informação com um dos amigos. Eles acabam desenvolvendo outra máquina maior, para uso dos próprios, visando lucrar na bolsa de valores do dia anterior ao movimentar ações de acordo com o comportamento dos pregões no dia atual.

Para fãs do tema é uma boa experiência, tanto que muito pouco, ou nada do que foi exibido foi contestado, ao contrário de todos os outros filmes sobre viagem no tempo, que sempre tropeçam nos paradoxos apresentados.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: