Os Outros

No ano passado, quando escrevi sobre Clube da Luta, falei daquela sensação que você só tem ao assistir filmes como aquele pela primeira vez. Era um filme surpreendente, e ao chegar ao final, você sabia que ele nunca mais te surpreenderia.

É exatamente a mesma coisa que aconteceu nesta minha segunda sessão de Os Outros. Alguns detalhes eu já não lembrava, mas o principal, o segredo, a surpresa, isso é algo que eu nunca voltarei a ter assistindo a este filme.

O lado positivo disso é que, normalmente, um diretor que planeja um final surpreendente espalha pistas ao longo do filme, e quando este acaba, você invariavelmente lembra de algumas delas e se sente meio trouxa por não ter percebido antes. Só que estas são apenas uma pequena parte das pistas, o que nos dá a oportunidade de ver novamente, e mais vezes, até perceber detalhes sutis que haviam sido ignorados nas vezes anteriores.

É bem verdade que Os Outros não tem metade do requinte de Clube da Luta, optando muitas vezes por mostrar de forma exagerada que “algo” está errado, como na cena em que o jardineiro trabalha para ocultar um pequeno cemitério, ou com as expressões que a governanta faz quando a protagonista descobre que uma carta nunca havia sido enviada. Aqui, o diretor faz questão de deixar explícito que há um segredo a ser descoberto. Em Clube da Luta, o diretor fazia o máximo para esconder este segredo até o fim.

Os Outros é um ótimo filme, bem produzido e interpretado, e acho-o um dos melhores do gênero na década que passou. Recomendo.

(IMDb)

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: