A Fúria dos Reis (As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro Dois)

Tendo como ponto de partida a coroação de Robb Stark como Rei do Norte, este segundo livro das Crônicas de Gelo e Fogo narra a Guerra dos Cinco Reis, além dos acontecimentos em Essos (com Daenerys e seus três recém nascidos dragões) e na Muralha (com a partida de 300 patrulheiros para além da Muralha, a fim de explorar a região e tomar conhecimento dos planos do rei-para-lá-da-muralha).

A narrativa por ponto de vista funciona muito bem, assim como no livro anterior, mostrando os acontecimentos pela ótica de personagens diferentes. Também é louvável o sucesso do autor ao incorporar ao ponto de vista de cada personagem seus pensamentos (muitas vezes intercalando pensamentos no meio de algum diálogo de uma forma ágil e nem um pouco confusa), as memórias e até a ignorância deles relacionada a algum assunto. Não são raros os casos onde, em um capítulo centrado em um personagem, algum ponto misterioso na trama surge, só para ser explicado nos capítulos seguintes, aos olhos de outro personagem que tenha algum conhecimento sobre o assunto.

Neste segundo livro, meus personagens favoritos foram Arya, Tyrion e Jon Snow. A entrada de Theon Greyjoy como um dos personagens com ponto-de-vista trouxe um foco ao núcleo mais chato da história até o momento: os homens das Ilhas de Ferro. Infelizmente, parece que cai sobre eles o foco do quarto livro, que já aguardo com certa apreensão. Outro personagem que surge na trama (e também ganhando alguns capítulos como ponto-de-vista) é Davos Seaworth, um ex-contrabandista e atual cavaleiro nomeado por Stannis Baratheon. Sua inclusão foi muito mais feliz do que a de Theon.

Com uma leitura fluida este livro mantem o nível do primeiro e levanta a bola para os acontecimentos narrados no terceiro livro, que, na minha opinião, eleva muito a qualidade da história.

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: