Introducing Stephen Hawking: A Graphic Guide

Explicar as conquistas científicas de qualquer astrofísico para leigos não é uma tarefa fácil, ainda mais se tratando do físico mais importante desde Einstein. Mas o autor deste pequeno guia foi, em grande parte, eficiente, ao se dispor a ensinar a dummies o que elevou Hawking a um patamar que o iguala a outros gênios, como Isaac Newton.

Óbvio que eu, como leigo, fiquei sem entender algumas coisas. Nem imaginava que seria diferente. Mas a estrutura deste guia não funciona baseada somente na apresentação dos resultados das pesquisas de Hawking. As primeiras dezenas de páginas são um resumo da atividade científica do início do século XX, envolvendo a teoria da relatividade geral e a mecânica quântica, que viriam a ser estudadas pela primeira vez, de forma conjunta, por Stephen Hawking, décadas mais tarde.

O livro, como era de se esperar, puxa bastante o saco de Hawking, e é até um pouco tendencioso ao retratar alguns físicos que tinham ideias diferentes das dele, e sem dúvida esse é seu ponto negativo mais descarado. Acredito que é desnecessário “bater em cachorro morto”, já que a comunidade científica já considera as descobertas de Hawking como sendo a mais plausível.

Para quem se interessa pelo tema, é uma leitura interessante, bem rápida e leve, mas ainda sem tradução para o português.

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: