Zodíaco

Na época do lançamento e durante muito tempo não me interessei por este filme por achar que se tratava de um assassino que planejava suas mortes baseado em signos, ou algo assim. Nem fazia ideia que se tratava de um caso real, e graças a isso a minha ignorância e pré-julgamento me impediram de ver este ótimo filme do igualmente ótimo David Fincher.

Para os que, como eu, ainda não viram e não sabem do que se trata, Zodíaco (Zodiac) foi um assassino da região sul da Califórnia que atuou entre o fim dos anos 60 e durante os anos 70, passando por momentos de ostracismo e outros de “volta à ativa”. Os crimes são investigados pelos departamentos de polícia de todas as cidades envolvidas, e as “guerras” de ego das instituições as impedem de colaborar com detalhes que uma sabe e as outras não, dificultando a investigação. Outra frente investigando os assassinatos é o jornal San Francisco Chronicle, através de seu repórter Paul Avery e, por último, uma investigação independente e, até certo ponto, amadora, levada adiante pelo cartunista Robert Graysmith, que acaba por ser o mais bem sucedido.

Em alguns detalhes da investigação eu realmente me perdi. Viajei, mesmo. Não sei se me distraí ou se algumas pontas ficaram mal explicadas, mas fiquei sem entender o ramo da investigação que estava apontando o projetista do cinema como suspeito, que levou o cartunista-investigador a visitar um informante em sua casa e sair aterrorizado de lá por encontrar algumas evidências que o qualificavam como outro possível suspeito.

De uma forma geral o filme é compreensível, mas detalhes como o que citei no parágrafo anterior acabam atrapalhando um pouco, o que não diminui a qualidade do filme.

(IMDb)

Marcado:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

