A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro Um)

Tinha acabado de ler este livro há um tempo, e agora que comecei a ler o livro dois lembrei de botar um comentário sobre ele aqui no blog.

Como não deve ser necessário explicar, trata-se do livro que deu origem à nova hype da HBO Game of Thrones, uma série que me cativou logo de cara mas, agora que li o livro, percebo como ela é incompleta. No livro, percebemos a grandeza dos acontecimentos, como a recepção do rei e sua comitiva em Winterfell, e as batalhas no final da temporada revelam as limitações orçamentárias da série ao empregar cenas com planos fechados para evitar que vejamos o número deficitário de soldados batalhando, se comparado aos vinte mil descritos no livro.

A narrativa do autor é bem fluida, e parecia até que já havia sido escrita para uma adaptação para a TV ou cinema, pois os capítulos são curtos, como se já sugerissem até mesmo como deveria ser o roteiro da adaptação. Isso parece vir da influência do autor da época em que era roteirista de séries de TV e se desiludiu com as limitações de orçamento que o obrigavam a “podar” seus roteiros para evitar detalhes muito dispendiosos.

Com relação a história, ela é basicamente a mesma da série, mas naturalmente mais detalhada e de compreensão mais fácil devido ao tempo maior para falar dos personagens, bem como revelar seus pensamentos em algumas cenas-chave, onde a interpretação limitada de alguns dos atores nos impedia de imaginar no que eles estavam pensando.

Anúncios

Marcado:, , , , , ,

2 pensamentos sobre “A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo – Livro Um)

  1. Jairo Machado 17/10/2011 às 07:58 Reply

    terminei ontem o tormenta de espadas \o/
    pra continuar vou ter que ler em inglês =/

    e agora é esperar a segunda temporada da tv
    acho que com o sucesso da primeira, deve rolar um investimento maior e assim melhora a qualidade

    ps: melhorou bastante o layout do blog

  2. Eric R 17/10/2011 às 13:33 Reply

    entao, cara, eu dei um tempo pra começar a ler a furia dos reis pra ver se consigo terminar o terceiro quando ja tiver o quarto livro em portugues…
    tinha começado a ler em ingles, mas a leitura fica muito lenta, nao me animei muito nao.

    o layout antigo eu tinha colocado numa hora que eu tava meio sem tempo, naquela promessa de arrumar no dia seguinte, e acabou ficando aquela bosta por mais tempo que eu planejava. esse agora ta bem melhor mesmo, mas os dois sao da galeria do wordpress, só tive o imenso trabalho de escolher e aplicar no blog hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: