O Maior Espetáculo da Terra

Bom, como nada nesse blog me obriga a dar opinião SÓ sobre filmes, vou falar um pouco deste livro do Richard Dawkins, autor de diversos outros livros sobre variados assuntos da biologia, mas sempre com um objetivo em comum: a explicação dos fenômenos genéticos como evidência da não-interferência de uma entidade superior na origem e no desenvolvimento da vida na Terra.

O livro começa e termina martelando em um dado estatístico preocupante: mais de 40% dos americanos não acredita na teoria evolucionista, achando mais plausível a “verdade bíblica”, da origem divina do universo e das formas de vida no planeta, tudo isso há cerca de 6 mil anos. O primeiro passo do autor é desmontar uma ideia besta, frequentemente usada como argumento por criacionistas: a teoria da evolução, como o nome diz, é só uma “teoria”. Não é à toa que, ao londo do livro, ele evita usar este termo (teoria), e chega em alguns momentos a chamar de “o fato da evolução”.

Com grande competência, Dawkins dá dezenas de exemplos que comprovam que o ser humano (e todos os animais, plantas e demais seres vivos) descendem de ancestrais que, sob efeito de mutações genéticas aleatórias e da seleção natural, chegaram até os dias de hoje após milhões de anos de evolução.

Leitura obrigatória pra quem quer se conhecer de verdade.

Anúncios

Marcado:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: