Contato

Baseado no livro homônimo do falecido Carl Sagan, Contato conta a história de uma astrônoma com algumas dificuldades de obter financiamento em sua pesquisa, que, resumindo, sonsiste em buscar ondas de rádio no espaço que possam significar a descoberta de civilizações extra-terrestres. Eleanor (Jodie Foster) repete, no filme (e com certeza no livro também), muitos dos argumentos utilizados pelo próprio Sagan em seus livros e outras mídias para defender a pesquisa em assuntos espaciais e, também, o ceticismo e ateísmo.

Após a recepção de um sinal de rádio e sua posterior decodificação, os cientistas descobrem que trata-se de um “manual de instruções” para a construção de uma nave espacial que poderá levar um ser-humano para o planeta de onde veio a mensagem, que acaba tendo sua construção aprovada por um comitê internacional. Isso provoca as mais diversas reações na população, e um grupo extremista religioso vê nesta atitude uma ameaça ao seu conceito de Deus, levando seu “líder” a uma atitude que, ao fim, leva Eleanor a ser a escolhida para a missão.

Gostei muito do filme, mas um ponto essencial precisou ser alterado com relação ao livro (que ainda não li): Sagan escreveu a história durante a Guerra Fria e, ao adaptarem o filme após este período, perdeu-se muito do sentimento de constante ameaça que o mundo vivia no período. Ao final, a mensagem do filme é muito semelhante à de Watchmen, HQ também ambientada na época do fim da Guerra Fria, mas parece menos impactante vista fora daquele contexto.

Outra mudança, de menor impacto, foi a necessidade hollywoodiana de criar casais. Eleanor e Palmer (Matthew McConaughey) já começam o filme como um “casal” (não-convencional, com seus problemas, mas a narrativa parece deixar bem claras as intenções de ambos), enquanto no livro, pelo que me informei, nunca fica claro se eles chegaram a ficar juntos, de fato.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: