A Árvore da Vida

Após ler algumas críticas e comentários sobre A Árvore da Vida, senti que estava diante de uma obra que, por mais que tenha dividido opiniões de público e crítica, despontava como candidato a um clássico dessa geração, principalmente em termos estéticos. Não foram raros os que compararam o filme a 2001: Uma Odisséia no Espaço, e há sua dose de razão na comparação.

O filme conta com uma trama incomum, dividida em três núcleos (a origem do Universo e da vida na Terra, a família O’Brien nos anos 50 e o adulto Jack O’Brien nos dias atuais) e focando basicamente na relação entre Jack e seus pais e irmãos: a mãe, afetuosa, e o pai, rígido e com raras demonstrações de carinho pelos filhos; o irmão do meio, que viria a falecer aos 19 anos (fato mostrado já no início do filme) e o caçula, que não é desenvolvido muito a fundo.

Achei a obra inteira de um bom gosto incomparável, as atuações perfeitas, ótimos diálogos, a construção do personagem de Jack, de sua infância reprimida, passando pela adolescência rebelde e pulando para a vida adulta, onde ainda parece buscar um relacionamento plenamente harmonioso com o pai. Sobre as cenas da origem do universo e da vida, são de tirar o fôlego, e aos que demandam uma comparação com o filme de Kubrick, achei as cenas tão boas quanto aquelas, com a diferença que, em A Árvore da Vida, as imagens são mais claras e não têm tanto apelo à interpretação pessoal, ao contrário das imagens de 2001, muito mais abertas a interpretações diversas.

O filme encerra com um reencontro do Jack adulto com os personagens de sua infância, inclusive o irmão do meio, cuja morte evocava as lembranças de Jack até a vida adulta. Talvez esta cena final tenha sido a que gerou maior repercussão negativa, e admito que foi a que menos gostei, mas não o suficiente para tirar qualquer impressão positiva que tive da obra.

Anúncios

Marcado:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: