The Man from Earth

Numa lista de filmes que se passam inteiramente em um mesmo local (neste caso, a casa do protagonista) figurava este filme que eu, sinceramente, nunca tinha ouvido falar, mas ao ler sobre ele fiquei muito interessado. Trata-se de uma história simples: um professor universitário que está de mudança recebe em sua casa seus amigos da universidade para uma breve despedida antes de sua partida, mas dada a insistência deles para que revelasse o motivo da mudança e a revelação de alguns detalhes curiosos (como o fato de terem se passado 10 anos e ele não ter aparentado envelhecimento algum), o professor decide contar seu segredo: ele era um cro-magnon, nascido há aproximadamente 14.000 anos.

Tendo esta revelação como ponto de partida, os amigos tratam o assunto de forma variada. Alguns gostam da brincadeira e se aprofundam com perguntas; já outros, sentem-se ofendidos e procuram meios para desmenti-lo, acabando com a brincadeira. Mas a cada pergunta feita, a cada nova informação dada, os personagens parecem cada vez mais mergulhados naquela aparente loucura, vendo a situação toda como possível.

Achei a dinâmica entre os personagens muito boa. Cada um é professor ou especialista em alguma área (geologia, psicologia, biologia, teologia etc), portanto, o espectador é a todo instante informado da possibilidade ou impossibilidade de acontecimento dos relatos do protagonista, e sem soar artificial, pois há, de fato, a necessidade de explicar não para quem assiste o filme, mas para os outros personagens, que tem conhecimento aprofundade apenas em suas áreas de pesquisa.

Pretendo assistir mais vezes, e recomendo que também o façam.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “The Man from Earth

  1. […] com a Sarah no ano passado, na mesma semana que assistimos The Man from Earth, ou seja, tínhamos acabado de ler uma lista com os melhores filmes que se passam em um só […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: