Os 12 Macacos

Não lembro quando havia sido a última vez que assisti Os 12 Macacos, do Terry Gilliam, mas desde a primeira vez que o assisti até hoje, mantenho a impressão de que é o melhor filme do diretor, desde que o Monty Python acabou. Dos que assisti, é seu filme mais sério, com os pés no chão, por mais que a recorrente temática da insanidade esteja presente.

O filme é sobre um viajante do tempo (Cole, vivido por Bruce Willis) que volta aos tempos atuais (anos 90, no caso) para obter informações sobre um vírus que quase extinguiu a raça humana, que, 30 anos no futuro, vive em uma sociedade totalitária sob a superfície. Ao aparecer no passado falando que é um viajante do tempo, é encaminhado a um hospício, onde conhece a Dra. Railly (Stowe) e Jeffrey Goines, um maluco vivido por Brad Pitt, mas só depois se dá conta que foi mandado à época errada. Após mais algumas tentativas e erros, chega ao local e data corretos, e o que era para ser somente uma coleta de dados, acaba se tornando uma tentativa de evitar que o terrorista que espalhou o vírus dê sequencia ao seu plano.

O filme inteiro é repleto de tomadas com a câmera na diagonal, reforçando a sensação de desequilíbrio e desorientação temporal do protagonista, e esta desorientação é bem exposta e funciona bem com um personagem que faz várias viagens no tempo em poucos dias, através dos séculos, o que é sutilmente abordado durante uma palestra da Dra. Railly (no filme, ela fala apenas sobre dois casos, mas a cena dá a entender que ela vinha falando sobre outros casos em momentos anteriores e posteriores ao mostrado).

Outro ponto que funcionou bem no filme foi o gradual ganho de confiança da Dra. naquilo que Cole vinha alegando, dando, sem querer, pequenas provas de que o que estava falando era verdade, num momento em que nem ele mesmo tinha plena certeza sobre tudo o que falava.

Anúncios

Marcado:, , , , , , ,

Um pensamento sobre “Os 12 Macacos

  1. DIGOGO 16/08/2011 às 14:05 Reply

    gay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: