O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Dez anos me recusando a assistir este filme para ter que dar o braço a torcer: ele é bom. E não só bom, ele é legal. Porque é foda assistir um filme tecnicamente bom, mas que seja um saco. Chamei de “pseudo” várias pessoas por gostarem tanto desse filme (mas tudo bem, a maioria delas continua sendo pseudo, mesmo) e agora me vejo na situação contrária. Oh, meu deus, serei eu, também, chamado de pseudo?

Amelie Poulain tem um tom diferente, teatralizado, e tudo nele remete a um filme infantil, mas não é bem assim. Vejo méritos gigantescos na narração (geralmente, narração é sinônimo de que o diretor – ou os produtores – te acham um ignorante), ao descrever os personagens pelos seus hobbies, ou por pequenas coisas dos quais gostam (e me vi compartilhando de algumas das preferências deles, e também fiquei imaginando o que poderia ser falado sobre mim, caso me descrevessem dessa forma). E o tal “mundo fantástico” da protagonista, que tanto me falavam, não é tão mau quanto eu pensava, afinal. É só nosso bom e velho planeta Terra, mas visto por olhos mais ingênuos, infantis.

Sobre a trama, trata-se basicamente do dia-a-dia de Amelie, com seu pai viúvo, trabalhando num café, apaixonando-se por um peculiar desconhecido e, neste meio tempo, procurando melhorar a vida de todos ao seu redor, de alguma forma.

É bonito, admito. Não esperava gostar tanto.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , ,

2 pensamentos sobre “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

  1. Cesar 15/08/2011 às 15:38 Reply

    A propósito, Rubens Eric Filho, vais cobrar ingresso para ler as sinopses?

    Meus amplexos

  2. Cesar 15/08/2011 às 15:48 Reply

    Sugiro “The Devil’s Double” (O Dublê do Diabo) dirigido pelo médio neozelandês Lee Tamahori. O diretor de O Amor e a Fúria, Beijos que Matam chamada Na Teia da Aranha, Triplo X2, O Vidente com Nicolas Cage e 007 – Um Novo Dia para Morrer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: