Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca

O segundo Star Wars, como era de se esperar, não trouxe nenhuma inovação à narrativa, aos efeitos especiais e sonoros, aos personagens… Tudo foi mantido conforme o que já estava estabelecido no primeiro filme, mesmo com outra pessoa assumindo a cadeira de diretor, o que voltaria a acontecer três anos depois no último episódio da primeira trilogia.

O treinamento de Luke com Yoda hoje pode parecer banal, e realmente lamento por já conhecer a figura do Mestre Jedi quando assisti o filme pela primeira vez, o que invariavelmente tirou toda a expectativa em torno da procura de Luke por seu mestre naquele planeta pantanoso enquanto era atormentado por uma inconveniente criatura verde e idosa de meio metro de altura.

Outro ponto do filme arruinado pelo seu constante uso como referência cultural pop foi o clímax, onde se descobre que Vader não matou o pai de Luke, e sim é seu pai. Sabendo o que esperar do desfecho daquele “papo cabeça”, grande parte do entusiasmo vai por água abaixo.

Lembro do caso do filme Brinquedo Assassino, que foi concebido originalmente para gerar dúvida no espectador se era Chucky ou se era o menino quem praticava os assassinatos, antes de revelar, de uma maneira assustadora, que o boneco realmente tinha vida e não era nada amigável. Neste caso, não foi o conhecimento prévio das cenas que levou a uma quebra de clímax, mas sim o trabalho de porco feito pelos responsáveis pelo título em português (no original, “Child’s Play”).

No mais, um filme divertido e marcante, assim como os episódios IV e VI.

Anúncios

Marcado:, , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: